* Do tempo realizado e do tempo sonhado *

14 de nov. de 2014

Triste notícia


Morreu hoje MANOEL DE BARROS. Um dos maiores poetas da língua portuguesa.


1916 - 2014
Há muitas maneiras sérias de não dizer nada, mas só a poesia é verdadeira.
Não saio de dentro de mim nem para pescar.
As palavras me escondem sem cuidado.
Não gosto de palavra acostumada.
“Menino do mato”, 2010
A maior riqueza do homem é a sua incompletude.
Nesse ponto sou abastado.
Palavras que me aceitam como sou - eu não aceito.
Não agüento ser apenas um sujeito que abre portas, que puxa válvulas, que olha o relógio,
que compra pão às 6 horas da tarde,
que vai lá fora, que aponta lápis,
que vê a uva etc. etc.
Perdoai
Mas eu preciso ser Outros.
Eu penso renovar o homem usando borboletas
“Retrato do artista quando coisa”, 1998

2 comentários:

Adriano Carvalhaes disse...

Manoel de Barros, tudo de bom!!!!! Confesso minha ignorância,mas não o conhecia,infelizmente outro dia no noticiário, ouvi sobre sua morte e agora ao entrar no seu blog vejo esse poema, fiquei pensando sobre incompletudes e esta frase maravilhosa:
Palavras que me aceitam como sou - eu não aceito..... só posso dizer genial!!!

Vanessa disse...

Oi Adriano! Que bom você aqui!
Pois é, são tantos e tão lindos os poemas dele e fazem pensar que foi difícil escolher só dois...

Beijos e bem vindo sempre!