* Do tempo realizado e do tempo sonhado *

24 de fev. de 2011

O tal do TAO



O Tao é a espontaneidade natural
A origem da folosofia do Taoismo é atribuída ao mestre chinês Erh Li ou Lao Tse ( velho mestre ), um contemporâneo de Confuncio, nos anos 550 a.C.O conceito de Tao é algo que só pode ser apreendido por intuição. É algo de muito simples, mas não pode ser explicado. É o que existe e o que inexiste.
O Tao é o Caminho da espontaneidade natural. É o que produz todas as coisas que existem. O Te (a Virtude) é o modo de caminhar espontâneo que dá às coisas a sua perfeição.O Tao não transcende o mundo; o Tao é a totalidade da espontaneidade ou «naturalidade» de todas as coisas. Cada coisa é simplesmente o que é e faz. Por isso, o Tao não faz nada; não precisa de o fazer para que tudo o que deve ser feito seja feito. Mas, ao mesmo tempo, tudo que cada coisa é e faz espontaneamente é o Tao. Por isso, o Tao «faz tudo ao fazer nada».
O Tao produz as coisas e é o Te que as sustenta. As coisas surgem espontaneamente e agem espontaneamente. Cada coisa tem o seu modo espontâneo e natural de ser. E todas as coisas são felizes desde que evoluam de acordo com a sua natureza. São as modificações nas suas naturezas que causam a dor e o sofrimento.

O credo do Taoismo é:
¨ Sujeite-se ao efeito e não busque descobrir a natureza da causa¨.
É uma religião anti-intelectual, que leva o homem a contemplar e a sujeitar-se às leis aparentes da natureza, ao invés de tentar compreender a estrutura desses princípios.
A doutrina básica do Taoismo resume-se numa forma prática, conhecida como as
¨Três Joias¨ :
A bondade, a simplidade e a delicadeza.

O Tao não é só um caminho físico e espiritual; é identificado com o Absoluto que, por divisão, gerou os opostos/complementares Yin e Yang.

( Fontes: Varias do google )

Nenhum comentário: