* Do tempo realizado e do tempo sonhado *

9 de nov. de 2013

Vamos ser elegantes?


Danusa Leão, uma mulher chique e elegante acima de qualquer suspeita, escreveu um ótimo livro sobre etiqueta e como ser elegante sem ser afetada nem esnobe. ( ¨Na sala com Danusa¨ ).
Alguns tópicos que podem nos ajudar em qualquer ¨saia justa¨.  Hoje será :

Dinheiro, saídas.

* Nos dias de hoje é perfeitamente natural que se telefone para um amigo, amiga, dizendo: ¨Vamos jantar, eu, fulano ou beltrana, cada um paga o seu, quer vir?¨ Depois dessa primeira vez, já fica estabelecido que as contas com essa pessoa ou grupo serão divididas, e não se fala mais nisso.
Mas quando telefona um amigo tipo rico, e te convida, não se mexa. É distribuição de renda.

* Se você sai pela primeira vez com um rapaz e ele pergunta onde você quer ir, peça a ele três opções, aí você escolhe uma delas.  Quando a conta chegar cabe à mulher propor dividir. A partir da reação do homem, você insiste ou deixa pra lá. Não aproveite a situação para fazer um discurso sobre a igualdade dos sexos, etc.

* Leve sempre na bolsa dinheiro suficiente para poder voltar para casa sozinha, se for o caso. às vezes é.

* Se o cavalheiro disser ¨aqui tem uma pizza ótima¨, não hesite, diga que você adora pizza e peça.

* Se você convidou, não vá anunciando que não precisa trazer o couvert, nem sugira dividir o prato alegando que está sem fome. Não pense que as pessoas são idiotas. Todo mundo percebe e isso não fica nada bem pra você. Se o restaurante está acima das suas posses, é simples: não o freqüente, existem muitos outros, mais de acordo com o seu padrão, onde poderá se comportar mais elegantemente, sem preocupação com a conta.

* Ao convidar um grupo de amigos para jantar fora, nunca, jamais, comecem a comer enquanto todos não chegarem. Se algum está atrasado, telefone para saber o que houve, se precisa de algo. 

* Basicamente, a coisa funciona assim: quem convida deve estar
 preparado para pagar . E  quem foi convidado para dividir.

Nenhum comentário: