* Do tempo realizado e do tempo sonhado *

26 de ago. de 2013

Os sentimentos dos patos


Moro no segundo andar do meu prédio.  Minhas janelas dão para um terreno comprido e com varias árvores frutíferas, incluindo um frondoso abacateiro que quase esbarra na janela da minha cozinha. Era quase uma chácara, com direito a galinhas comuns, galinhas d’Angola, um galo lindo que batizei de Sergei ( em homenagem ao cantor ) porque  ambos tinham a boca, o ¨bico¨ parecido.
Sergei era um fofo sem noção: cantava a qualquer hora do dia , da noite ou da madrugada, criando, inclusive um certo desespero em uma moradora igualmente sem noção.
Era uma delícia ver o espanto das pessoas que me visitavam ao ouvir os sons rurais que entravam em meu apartamento vindo de lá.  
Mas porque estou falando disso?
Porque como nada é perfeito, eles tinham também um casal de cachorros Fox paulistinhas . A fêmea era um doce mas o macho era bem raivosinho e volta e meia fugia da área em que moravam e era um Deus nos acuda para patos e galinhas.  

Foi aí que um domingo à tarde, vi o pai dos moradores, sentado em um tronco, incentivando sadicamente o cão a atacar um pato meio perdido no terreno . Assisti da minha janela o desespero total do patinho correndo pra lá e pra cá, perseguido pelo cachorro.  Comecei a gritar e xingar o velho de todos os nomes para que parasse com aquilo.
Qual não foi meu espanto quando o pato, descobrindo em mim uma aliada e cúmplice, veio correndo embaixo da minha janela quase escalando o muro que nos separava me olhando em total desespero.
O velho acabou entrando em casa levando o cachorro junto. O pato ficou ainda um tempo quietinho perto do muro, e naquele dia tudo acabou bem. 
Associamos a inteligência, a troca de afeto e sentimentos de gratidão aos cães, gatos, cavalos, macacos e etc...   Na minha ignorância, nunca imaginei que um pato tivesse sentimentos. Fiquei surpresa com aquele pobre patinho me pedindo socorro, do entendimento dele de que eu fiz tudo que pude para salvá-lo e que consegui.

Vivi e senti.  Desde aquele dia passei a entender e acreditar que todos os animais têm sentimentos; é só uma questão de darmos uma chance a eles. 

Nenhum comentário: