* Do tempo realizado e do tempo sonhado *

25 de set. de 2013

Resposta para Priscila


Outro dia, a filha da minha visinha, Priscila, estava triste e comentou comigo  que não tinha amigas. Que suas amizades são interesseiras, e como ela costuma ser uma pessoa alto astral, só a procuram para conversas amenas e divertidas, conversas para dar risada; nunca em momentos difíceis de tristeza quando ela mais precisa tê-los por perto. Que se sente sozinha e não sabe o que fazer. 
Priscila tem vinte e um anos, linda, querida e divertida. E me autorizou a lhe responder aqui. 
Detesta Orkut e facebook porque as pessoas têm ¨quinhentos amigos¨ e não tem nenhum. Tiram muitas fotos e fingem que são populares mas que no fundo são tão ou mais sozinhas do que ela.

Querida Priscila:
É assim mesmo. Infelizmente, raríssimas pessoas estão interessadas em amizades verdadeiras, daquelas para toda hora,  daquelas de antigamente.
E acredito sinceramente que não seja por mal.  Os tempos são outros; existem tantas substituições para uma boa amizade!  filmes em casa para distrair os olhos, jogos para distrair a mente e redes sociais para distrair o coração.  E os corações estão solitários, Priscila. Tão ou mais solitários que o seu. Porque o nosso tempo é agora e o agora do mundo é isso aí.  É o que temos pra hoje, salvo raras e doces exceções:   as ¨agulhas no palheiro¨.
Nós, ¨mais velhos¨, também sentimos essa impossibilidade, também batemos de frente nesse  ¨muro¨ onde  se escondem as belas relações. Temos todos nossas dores e vamos empurrando as necessidades com a barriga, às vezes até sem admiti-las.
Não temos mais condições para ficar remexendo em palheiros em busca das agulhas...
E aí, nós seguimos iludidos (?) acreditando  que temos mil amigos e quando precisamos apenas de um, muitas vezes ele nos falta porque está perdido, tentando também se encontrar e nos encontrar.  

Pois é, querida Priscila, no fim das contas me solidarizo  e te admiro.  Não te interessa o corpo das modelos, dinheiro fácil, futilidades ¨fashions¨,   relacionamentos por interesse, ...
Só quer amigos verdadeiros, essa coisa ultrapassada.

Nenhum comentário: